As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério Público do Estado (MPRJ), deflagraram na manhã desta segunda-feira (29) uma operação para conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) na Zona Oeste da capital fluminense. A ação foi focada nas comunidades de Gardênia Azul e Cidade de Deus, localizadas em Jacarepaguá, região que vem sendo chamada de zona sudoeste da cidade. Até o momento, pelo menos 12 suspeitos ligados ao tráfico de drogas e ao crime organizado foram presos.
Durante a operação, uma família chegou a ser feita refém por criminosos, mas foi resgatada com segurança pelas forças policiais. Os agentes também impediram que barricadas fossem montadas para bloquear avenidas da região. A ação tem como objetivo desarticular o avanço do CV, que tem recebido reforços de integrantes oriundos principalmente do Pará e outras regiões do Norte e Nordeste. A polícia monitora cerca de 200 criminosos dessas áreas que estariam escondidos no Rio de Janeiro.
Em paralelo, uma ação da Polícia Civil prendeu um traficante do Mato Grosso em Niterói, que estava sob monitoramento e recebia apoio do Comando Vermelho. O suspeito responde a pelo menos oito processos criminais em seu estado de origem. Essas operações refletem o esforço das autoridades para conter o crescimento do crime organizado na capital fluminense e suas ramificações interestaduais.