A Polícia Federal de Campinas (SP) executa nesta quinta-feira (4) a terceira operação contra uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa, utilizando passageiros que transportam a droga dentro do corpo, em cápsulas. A ação ocorre nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Manaus, com mandados de prisão preventiva expedidos em Londres, onde um dos principais alvos já foi preso anteriormente por tráfico internacional de drogas.
Os suspeitos, quatro mulheres e dois homens, são acusados de aliciar viajantes, emitir passagens e documentos de viagem, além de custear despesas e fornecer a droga. A operação cumpre seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, e a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados, que movimentaram cerca de R$ 700 mil no segundo semestre de 2024.
A investigação teve início em outubro de 2024, após a prisão de uma jovem no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, tentando embarcar para Paris com 1,3 kg de cocaína. A pena para os crimes investigados pode ultrapassar 35 anos de prisão. A operação recebeu o nome de Via Corporis, em referência à forma como a droga era transportada.