A Polícia Federal (PF) convocou candidatos para o Teste de Aptidão Física (TAF) após a divulgação do resultado definitivo da prova discursiva, ocorrida na sexta-feira, 5 de setembro. O concurso, que oferece mil vagas para diversos cargos com salários que podem chegar a R$ 27,8 mil, é organizado pelo Cebraspe e atraiu candidatos de todo o Brasil. As provas físicas, marcadas para os dias 13 e 14 de setembro, são uma etapa crucial que determinará quem avança no processo seletivo.
O TAF consiste em quatro avaliações obrigatórias: barra fixa, impulsão horizontal, natação de 50 metros e corrida de 12 minutos. Para serem aprovados, os candidatos precisam atingir marcas mínimas específicas, com exigências diferenciadas para homens e mulheres. Além disso, os convocados devem apresentar atestados médicos e preencher a Ficha de Informações Confidenciais (FIC), que inicia a investigação social sobre sua vida pessoal e profissional.
Após o TAF e a investigação social, os candidatos passarão por avaliações médicas e biopsicossociais, além de um procedimento de heteroidentificação para as vagas reservadas a candidatos negros. O concurso prevê a convocação de mais mil candidatos excedentes até 2026, totalizando duas mil nomeações. Com etapas que avançam até novembro e previsão de curso de formação, o concurso da PF continua a mobilizar concurseiros em todo o país.