A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou na manhã desta terça-feira (30) duas operações para combater o roubo e a adulteração de petróleo e seus derivados. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em endereços na capital fluminense, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Barra Mansa.
A primeira ação, conduzida pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), mira uma quadrilha que roubava caminhões e adulterava óleos lubrificantes por meio de misturas químicas, falsificação de rótulos e envasamento irregular. O prejuízo estimado ao mercado é de cerca de R$ 36 milhões. A investigação durou quatro anos e identificou 152 ocorrências relacionadas ao grupo criminoso.
Paralelamente, a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) atua contra um esquema de furto qualificado de petróleo em dutos da Transpetro, localizado em Queimados. Foi descoberta uma derivação clandestina subterrânea camuflada com concreto e cobertura vegetal. O prejuízo causado à estatal ultrapassa R$ 1,5 milhão. As operações reforçam o enfrentamento a crimes que afetam o setor energético e a economia estadual.