A famosa piscina de ondas do Parque da Cidade, em Brasília, será reativada após quase 30 anos de desativação. Inaugurada em 1978, a piscina atraiu cerca de 10 mil visitantes nos fins de semana até sua desativação em 1997, devido a problemas estruturais e falta de manutenção. O Governo do Distrito Federal anunciou um investimento de R$ 18,2 milhões para reformas, com a ordem de serviço assinada em novembro de 2024 e previsão de entrega até o final de 2026.
O espaço, que foi uma alternativa democrática de lazer nas décadas de 70 a 90, contará com novas instalações, incluindo um rio lento e áreas para crianças. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é responsável pela execução das obras, que já começaram e incluem a demolição da estrutura antiga e a construção de novas áreas aquáticas. A expectativa é que a reabertura atraia tanto a nostalgia dos antigos frequentadores quanto novos visitantes em busca de lazer.
Entretanto, especialistas como o pesquisador João Amador alertam que, embora haja um grande interesse inicial pela reabertura, a nova piscina pode não ter o mesmo impacto que teve nos anos 80. A qualidade do serviço e a experiência oferecida serão cruciais para atender às expectativas do público contemporâneo, que se mostra mais exigente em relação ao lazer.