Petrópolis, localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, abre uma consulta pública para formalizar 44 bairros que são amplamente reconhecidos pela população, mas que não possuem status oficial. A lista divulgada pela Prefeitura inclui áreas de todos os cinco distritos da cidade, como Itaipava e o Centro. O processo de formalização, previsto no Plano Diretor de 2014, foi reativado em 2023 com a formação de um grupo de trabalho no Conselho Revisor do Plano Diretor (CRPD).
A fase atual de consulta pública permite que os cidadãos participem da ‘Proposta de Abairramento’, acessando um mapa interativo que delimita os bairros. Além disso, a população poderá contribuir com sugestões e participar de audiências públicas virtuais, que ocorrerão às terças-feiras a partir de 9 de setembro. Cada audiência será dedicada a um distrito específico, totalizando cinco encontros.
A definição dos bairros considera critérios técnicos e geográficos, alinhando-se às divisões do IBGE e levando em conta características naturais e urbanas. A formalização visa não apenas reconhecer oficialmente essas áreas, mas também promover um melhor planejamento urbano e atender às demandas da comunidade local.