A Petrobras anunciou uma redução de 3,7% no preço médio de venda do querosene de aviação (QAV) para distribuidoras, que passará a valer a partir de 1º de setembro. O novo preço representa uma diminuição de R$ 0,13 por litro em relação ao mês anterior. De acordo com a estatal, essa queda acumulada em 2025 é de 3,9%, ou R$ 0,14 por litro, se comparado aos valores praticados em dezembro do ano passado.
Os ajustes nos preços do QAV são realizados mensalmente pela Petrobras, conforme estipulado nos contratos com as distribuidoras. Essas empresas são responsáveis por transportar e comercializar o combustível para as companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos. A medida deve influenciar os custos operacionais do setor aéreo e pode ter repercussões nos preços das passagens aéreas.
A redução no preço do QAV ocorre em um contexto de flutuações nos preços dos combustíveis e pode ser vista como uma tentativa da Petrobras de se alinhar às demandas do mercado. Com a queda nos preços, espera-se que as distribuidoras repassem essa economia para os consumidores finais, o que poderá estimular a demanda por viagens aéreas em um cenário econômico desafiador.

