O Congresso dos Estados Unidos caminha para uma paralisação do governo federal que pode suspender operações essenciais e atrasar a divulgação de indicadores econômicos fundamentais. Caso não haja acordo até o fim do atual ano fiscal, na próxima terça-feira, funcionários não essenciais serão afastados e relatórios importantes, como o de emprego do Departamento de Estatísticas de Trabalho (BLS), previstos para 3 de outubro, poderão ser postergados.
A ameaça de “shutdown” ocorre em um momento delicado, em que dados oficiais sobre emprego, inflação e consumo são decisivos para avaliar os efeitos das políticas econômicas do governo e orientar as decisões do Federal Reserve. A suspensão das atividades do BLS também pode impactar a divulgação do índice de preços ao consumidor e relatórios do Census Bureau, aumentando a dificuldade para investidores e autoridades monitorarem o desempenho econômico.
Embora um eventual fechamento não leve a economia americana à recessão, especialistas alertam que o atraso nos dados oficiais eleva a incerteza e pode prejudicar o crescimento. A falta dessas informações oficiais complica a justificativa para cortes adicionais na taxa de juros pelo Fed, cuja próxima reunião está marcada para o final de outubro, ampliando os riscos para o cenário econômico nacional e global.