A pandemia de Covid-19 provocou queda significativa no desempenho dos estudantes brasileiros em matemática, conforme apontam os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Entre 2019 e 2021, as médias das notas caíram de 227,9 para 216,9 no 5º ano do ensino fundamental, de 263 para 256,3 no 9º ano e de 280,5 para 276,9 no 3º ano do ensino médio. Apesar da melhora observada em 2023, os índices ainda permanecem abaixo dos níveis anteriores à pandemia.
O Brasil foi um dos países que manteve as escolas fechadas por mais tempo durante a crise sanitária, o que contribuiu para o retrocesso na aprendizagem. Os dados revelam o impacto desigual da pandemia sobre os alunos, especialmente nas disciplinas básicas como a matemática, evidenciando desafios para a recuperação educacional. A próxima rodada de avaliações do Saeb está programada para outubro de 2025, com divulgação dos resultados prevista para o ano seguinte.
Esses indicadores são essenciais para a formulação de políticas públicas que visem mitigar os efeitos da pandemia na educação e reduzir as desigualdades no acesso ao conhecimento. O acompanhamento contínuo dos resultados permitirá ajustar estratégias pedagógicas e investimentos para garantir a retomada do aprendizado e a melhoria da qualidade educacional no país.