A Operação Cassandra, realizada na quarta-feira (3), desarticulou um esquema de tráfico de mulheres para exploração sexual que operava em seis estados brasileiros e na Irlanda. A ação resultou em cinco prisões no Brasil e três na Irlanda, com a Polícia Federal (PF) identificando 70 mulheres que foram vítimas do grupo criminoso, ativo desde 2017.
As investigações da PF revelaram que as mulheres eram aliciadas em baladas e boates, principalmente em Santa Catarina, e eram levadas à Europa sob falsas promessas. O delegado Farnei Franco Siqueira informou que cada mulher poderia render até 700 mil reais por mês à organização, que mantinha um rígido controle sobre as vítimas, muitas das quais eram jovens em situação de vulnerabilidade financeira.
Além da exploração sexual, o grupo é suspeito de rufianismo, lavagem de dinheiro e crimes tributários. A operação foi realizada em cooperação internacional com a EUROPOL e a Garda National Protective Services Bureau da Irlanda, que também deflagrou a Operation Rhyolite para investigar crimes relacionados ao mesmo grupo naquele país.