O Grupo O Boticário lançou uma assistente de inteligência artificial (IA) para seu aplicativo de e-commerce no dia 15 de setembro de 2025. Em apenas um mês, a nova ferramenta resultou em um aumento de 46% na conversão de vendas, com os consumidores que a utilizam apresentando um tíquete médio 7,4% superior ao dos que não a utilizam. A assistente foi desenvolvida para proporcionar uma experiência de compra mais personalizada, atuando como uma consultora de beleza virtual.
A tecnologia, baseada na plataforma Amazon Bedrock Agents da AWS, busca resolver um dos principais desafios do comércio digital: a personalização e a conexão humana durante a compra. A assistente interage em linguagem natural, sugerindo produtos com base nas características do cliente e explicando detalhes dos itens da marca. Além disso, permite consultar preços, verificar status de pedidos e informações sobre o programa de fidelidade Beautybox.
Com acesso a informações em tempo real e medidas rigorosas de segurança, a IA do Boticário foi projetada para replicar a experiência das lojas físicas no ambiente virtual. A empresa já planeja atualizações futuras, incluindo a possibilidade de conversas em áudio com a assistente, ampliando ainda mais a acessibilidade do aplicativo e reforçando seu compromisso com a inovação no setor de beleza.