Durante o D2C Summit realizado em São Paulo nos dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2025, a Nuvemshop anunciou uma parceria inédita com a Meta para lançar o Nuvem Chat, a primeira experiência de compra completa dentro do WhatsApp no mundo. Essa solução permite que os consumidores realizem toda a jornada de compra — da escolha do produto ao pagamento — sem sair do aplicativo, integrando comércio conversacional, inteligência artificial e pagamentos digitais.
Segundo Alejandro Vázquez, presidente e cofundador da Nuvemshop, a inovação tem potencial para aumentar a eficiência econômica do varejo digital ao melhorar a taxa de conversão e recompra, reduzindo a dependência de tráfego pago. A inteligência artificial integrada personaliza ofertas e permite concluir pagamentos via cartão de crédito pelo Nuvem Pago ou redireciona para o site da marca em caso de Pix. Para a Meta, essa parceria fortalece o WhatsApp como plataforma de negócios, ampliando as possibilidades dentro das conversas.
A iniciativa ocorre em um cenário de alta pressão sobre margens e custos no comércio digital, onde 40% dos empreendedores ainda dependem de tráfego pago para atrair clientes. A Nuvemshop aproveitou o evento para lançar a campanha InovA 2026, com mais de 100 novos produtos focados em pagamentos, logística, marketing e atendimento. Com mais de 170 mil lojas ativas na América Latina e status de unicórnio desde 2021, a empresa busca consolidar-se como um ecossistema completo que promove competitividade e sustentabilidade para lojistas de todos os portes.

