O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou, nesta quarta-feira (3), para 612 o número de animais mortos após a vacinação contra clostridiose em estados do Nordeste, incluindo Piauí, Maranhão, Ceará e Sergipe. A vacina Excell L10 foi suspensa e lotes apreendidos enquanto o Mapa investiga a relação entre o imunizante e as mortes, que envolvem caprinos, ovinos e bovinos.
As mortes começaram a ser notificadas por produtores após a aplicação da vacina em julho, com os primeiros casos registrados pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) em municípios como Simões e Curral Novo do Piauí. O Mapa já solicitou relatórios à Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda., responsável pela vacina, e uma fiscalização foi realizada no laboratório fabricante em Londrina (PR).
As investigações estão sendo conduzidas em conjunto com a Adapi, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). A Dechra Brasil informou que está acompanhando a situação e já tomou medidas preventivas, suspendendo as vendas dos lotes 016/24 e 018/24 do Excell 10. A expectativa é que os resultados das análises sejam divulgados em breve.