O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) realizou, nesta segunda-feira (1º), uma fiscalização na Escola Municipal Professor Corintho da Paz, localizada na cidade Universitária, em Maceió. Durante a visita, foram constatadas deficiências estruturais na escola e problemas graves no transporte escolar, incluindo um ônibus com goteira no teto e superlotação. A promotora de Justiça Alexandra Beurlen, responsável pela fiscalização, destacou os esforços do MPAL para melhorar as condições do transporte escolar, mas lamentou que ainda existem ônibus em péssimas condições.
Além das questões relacionadas ao transporte, a alimentação escolar também foi mencionada como uma preocupação, especialmente para os alunos do programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), que possuem necessidades alimentares específicas. A aluna Maria Sebastiana relatou dificuldades com o tamanho inadequado dos fardamentos recebidos, o que a levou a considerar ir para a escola a pé devido à superlotação do ônibus. Em resposta às irregularidades encontradas, Beurlen anunciou que o MPAL emitirá uma recomendação ao município de Maceió para que sejam tomadas as medidas necessárias para corrigir as deficiências identificadas.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o ônibus será substituído na mesma noite da fiscalização e um veículo adicional será enviado para resolver o problema da superlotação. Essa fiscalização faz parte de uma força-tarefa que envolve o MPAL, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública Estadual (DPE), com o objetivo de fortalecer a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Ao todo, cerca de 40 escolas que oferecem essa modalidade serão visitadas até o final do trabalho.