Russell M. Nelson, o presidente mais velho da história da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, faleceu no último sábado em Salt Lake City, aos 101 anos. A igreja divulgou um comunicado informando que ele morreu pacificamente em sua casa, pouco depois das 22h. O comunicado destacou que seu tempo como profeta será lembrado por seu ministério global, pelo aumento na construção de templos e por mudanças profundas na política da igreja.
Antes de se dedicar integralmente à igreja, Dr. Nelson era um respeitado cirurgião cardíaco, tendo realizado a primeira cirurgia cardíaca aberta em Utah em 1955. Após se tornar líder e profeta da igreja em 2018, aos 93 anos, ele viajou para 32 países e territórios dos EUA para visitar líderes e ministérios da igreja. Em um ensaio recente para a TIME, ele refletiu sobre sua vida e carreira, enfatizando a importância do valor divino e do amor ao próximo.
O legado de Dr. Nelson é marcado por sua crença de que a felicidade está ligada ao reconhecimento do valor humano e à extensão desse reconhecimento aos outros, começando pela família. Ele afirmou que os ensinamentos de Jesus Cristo sobre amar a Deus e ao próximo não são apenas ideias teológicas abstratas, mas sabedoria prática. A história continua a se desenvolver.