Moody’s alerta sobre sanções dos EUA ao Brasil após condenação de Bolsonaro

Bruno de Oliveira
Tempo: 2 min.

A agência de classificação de risco Moody’s emitiu um alerta neste sábado (13) sobre a possibilidade de novas sanções dos Estados Unidos ao Brasil, decorrentes da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os setores mais vulneráveis incluem as exportações de aeronaves, petróleo e suco de fruta, que atualmente gozam de isenções tarifárias. Além disso, os bancos brasileiros também podem ser afetados por medidas que impactem transações transfronteiriças.

O Brasil possui um rating de ‘Ba1’ pela Moody’s, um nível abaixo do grau de investimento, e a agência já havia mudado a perspectiva da nota brasileira de positiva para estável em maio deste ano. Essa mudança reflete preocupações sobre a consolidação fiscal no país e a capacidade do governo de manter a confiança dos investidores. A Moody’s destaca que o setor financeiro, que representa 22% do investimento estrangeiro direto dos EUA no Brasil, é particularmente suscetível a essas novas sanções.

As implicações dessas sanções podem ser significativas, não apenas para os setores diretamente afetados, mas também para a economia brasileira como um todo. A reversão das isenções tarifárias pode elevar custos e reduzir a competitividade das exportações brasileiras. Com isso, a confiança dos investidores pode ser minada, dificultando ainda mais o fluxo de capital estrangeiro em um momento já delicado para a economia nacional.

Compartilhe esta notícia