Montes Claros, no norte de Minas Gerais, dá um passo significativo rumo à sustentabilidade ao iniciar um projeto para produzir combustível sustentável a partir da macaúba (Acrocomia aculeata), uma palmeira nativa do Brasil. A Acelen Renováveis, que se estabeleceu recentemente na cidade, planeja investir R$ 900 milhões e está selecionando pequenos e médios agricultores para o cultivo da planta, com o objetivo de iniciar as atividades em 2026.
O projeto prevê a seleção de dez famílias de agricultores que possuem áreas de pastagem degradadas nas proximidades do centro de inovação tecnológica agroindustrial da Acelen. Inicialmente, a empresa disponibilizará cerca de 1,8 milhão de mudas para os produtores, que receberão um pró-labore durante os quatro primeiros anos até que a macaúba comece a produzir. Além de Montes Claros, a iniciativa também se estenderá à cidade de Mataripe, na Bahia.
Com a expectativa de gerar R$ 85 bilhões para a economia dos estados de Minas Gerais e Bahia até 2035, o projeto poderá criar até 90 mil empregos diretos e indiretos. Acelen Agripark destaca-se como um agente transformador na descarbonização global, focando na produção de biocombustíveis renováveis e combustível sustentável para aviação (SAF), contribuindo assim para um futuro mais sustentável.