O Ministério da Saúde ampliou até dezembro de 2025 a mobilização para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV. Essa é a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a meta de alcançar cerca de 7 milhões de jovens que perderam a imunização na idade recomendada, entre 9 e 14 anos.
A estratégia de resgate dos não vacinados conta com o apoio de estados e municípios e está sendo oferecida em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings. A vacina é segura e fundamental na prevenção de cânceres, como o de colo do útero, e busca assegurar que todos os adolescentes sejam imunizados, garantindo um futuro mais saudável.
Até setembro, mais de 115 mil adolescentes já haviam sido vacinados nessa nova etapa. O Brasil atingiu mais de 82% de cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos em 2024, superando a média global. A adoção da dose única da vacina simplifica o acesso à imunização e reforça o compromisso do país em eliminar o câncer de colo do útero até 2030.