O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica em Brasília, no dia 3 de setembro de 2025. O objetivo do acordo é integrar políticas públicas e inovação tecnológica para impulsionar o desenvolvimento regional, com foco em programas como as Rotas de Integração Nacional. Durante a reunião, foram apresentados resultados de iniciativas já implementadas pela ABDI, que poderão ser incorporadas a programas do MIDR, como o Programa de Transformação Regional no Acre.
O programa Rotas da Integração Nacional atua na organização de cadeias produtivas por meio da formação de polos em todo o Brasil. Atualmente, conta com 78 polos reconhecidos, abrangendo 1.249 municípios em 17 estados e no Distrito Federal, contemplando 13 cadeias estratégicas. Essa estrutura contribui para o fortalecimento da produção local, geração de emprego e renda, além de promover a inclusão produtiva em territórios prioritários da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Com a assinatura do ACT, espera-se que haja um avanço significativo na cooperação entre produtores, instituições de pesquisa e governos locais, criando condições para inovação e maior competitividade. O secretário nacional de Desenvolvimento Regional e Territorial, Daniel Fortunato, destacou que essa parceria é uma oportunidade para somar esforços em prol do desenvolvimento regional, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.