O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta segunda-feira (8), a situação de emergência em 12 cidades afetadas por desastres naturais nos estados de Alagoas, Bahia, Pará, Paraíba e Rio Grande do Sul. As portarias que formalizam esse reconhecimento foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que os municípios solicitem apoio federal para ações de defesa civil.
Os municípios de Jacaré dos Homens (AL), Itiruçu, Miguel Calmon, Nova Fátima, Paratinga e Rodelas (BA), além de Itaporanga e Vieirópolis (PB), enfrentam períodos de estiagem. Por outro lado, São Domingos do Capim (PA) e Pinheiro Machado (RS) foram severamente afetados por chuvas intensas, enquanto Concórdia do Pará e Belterra (PA) enfrentaram inundações e vendavais, respectivamente. Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem agora solicitar recursos para a compra de cestas básicas, água mineral e kits de limpeza.
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Essa iniciativa visa não apenas a recuperação imediata das áreas afetadas, mas também a formação contínua dos profissionais envolvidos na proteção e defesa civil, garantindo uma resposta mais eficaz a futuras emergências.