Neste sábado (13), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) realizam a segunda edição do Dia E, um grande mutirão de atendimentos à população. A iniciativa, parte do programa Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, ocorre simultaneamente em 45 hospitais universitários federais em todo o Brasil, com mais de 29 mil atendimentos programados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A programação inclui 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas e 22,7 mil exames e terapias em áreas como cardiologia, ortopedia e saúde da mulher.
Para atender a demanda, a mobilização contará com turnos extras e a participação de mais de 2,5 mil profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos, além de cerca de 700 estudantes. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, enfatiza que o mutirão reforça a importância da integração entre saúde e educação, visando reduzir o tempo de espera por atendimentos no SUS. A primeira edição do Dia E, realizada em julho, resultou em 12.464 procedimentos em todo o país.
O evento também carrega um caráter simbólico ao ocorrer no mês em que o SUS completa 35 anos, um marco na saúde pública brasileira. Desde sua criação em 2011, a Ebserh tem administrado hospitais universitários que não apenas atendem pacientes do SUS, mas também desempenham um papel fundamental na formação de profissionais de saúde e na inovação médica em parceria com universidades.