Na manhã deste sábado (13), organizações solidárias à causa palestina realizaram um ato em frente à Embaixada de Israel, em Brasília, em apoio à Flotilha Global Sumud para Gaza (GSF). A manifestação teve início às 10h e reuniu dezenas de pessoas que denunciaram o bloqueio marítimo imposto por Israel à Faixa de Gaza e expressaram solidariedade à missão humanitária que navega pelo Mediterrâneo.
A palestina Muna Muhammad Odeh, residente no Brasil desde 1992 e professora da Universidade de Brasília (UnB), destacou crimes cometidos por Israel, como limpeza étnica e punição coletiva. Durante o ato, foram entoadas palavras de ordem em defesa do povo palestino, pedindo o fim da ocupação israelense e exigindo respeito ao direito internacional.
A Flotilha Global Sumud, composta por mais de 20 embarcações de 44 países, incluindo o Brasil, visa furar simbolicamente o bloqueio ilegal sobre Gaza. Líderes da manifestação ressaltaram a importância de mobilizações para garantir ajuda humanitária e pediram a ruptura imediata das relações comerciais entre Brasil e Israel, enfatizando a luta do povo palestino contra o genocídio.