O major Nilson Rafael Oliveira Gasparelo, natural de Bauru, está prestes a se tornar o primeiro bauruense a comandar a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2026. Desde sua infância, quando assistiu a uma apresentação da esquadrilha, Gasparelo cultivou o sonho de voar e agora se prepara para assumir a liderança do grupo de exibição. Ele já fez história em 2014, ao se tornar o primeiro piloto de Bauru a integrar a esquadrilha, onde atuou por seis anos.
Gasparelo ingressou na Aeronáutica inspirado por sua experiência no Aeroclube de Bauru e se formou na Academia da Força Aérea, onde se especializou como piloto de caça. Sua trajetória inclui passagens pelo Esquadrão Flecha e pelo gabinete do comandante da Aeronáutica. Em entrevista, ele expressou sua honra em comandar a esquadrilha, ressaltando a importância da segurança e do treinamento rigoroso para as apresentações aéreas.
Com a posse marcada para a temporada 2026-2027, Gasparelo aguarda ansiosamente para liderar a equipe em demonstrações aéreas que promovem a imagem institucional da FAB. Ele espera inspirar novas gerações de pilotos, assim como foi inspirado por seus antecessores. A Esquadrilha da Fumaça, com sede em Pirassununga (SP), é reconhecida por suas impressionantes exibições e pelo uso das aeronaves Super Tucano fabricadas no Brasil.