Nesta terça-feira, 16 de setembro de 2025, mais de 3,2 mil presos do Vale do Paraíba deixarão as unidades prisionais em uma saída temporária autorizada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Entre os beneficiados está Lindemberg Alves, condenado pela morte da ex-namorada Eloá Cristina em 2008. Ao todo, 3.225 detentos em regime semiaberto estão aptos a usufruir dessa medida, devendo retornar às prisões no dia 22 de setembro.
A saída temporária é uma das quatro previstas anualmente no estado e tem como objetivo a ressocialização dos presos, permitindo que mantenham vínculos com o mundo fora do sistema prisional. O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, em Tremembé, concentra o maior número de beneficiados, com 2.337 detentos. Outras unidades prisionais da região também participam, exceto o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taubaté, que não possui presos aptos para o benefício nesta data.
Os critérios para a concessão da saída incluem o cumprimento mínimo de parte da pena e bom comportamento. Detentos com ocorrências leves ou médias precisam passar por reabilitação antes de serem considerados para o benefício. Essa prática é parte das políticas de ressocialização e reintegração social dos apenados, refletindo um esforço contínuo do sistema penitenciário paulista.