Obra garante reforço no abastecimento das regiões Norte, Sudoeste e Noroeste de Goiânia, além de Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade
O prefeito Sandro Mabel participou, nesta segunda-feira (22/9), da entrega da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana, realizada pela Saneago. A obra, que integra os sistemas João Leite e Meia Ponte, garante reforço no abastecimento das regiões Norte, Sudoeste e Noroeste de Goiânia, além de beneficiar Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade.
Durante a solenidade, Mabel destacou a importância da obra para a segurança hídrica da capital. “Essa é uma obra fundamental para a capital porque nos dá a certeza de que a capacidade de abastecimento da cidade ficará totalmente preservada, garantindo que não vai faltar água em Goiânia pelos próximos anos. Essa entrega traz segurança hídrica para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
Com investimento de R$ 72 milhões, a Conexão Cristina, ou Booster João Leite, é um reservatório com capacidade de 10 milhões de litros de água, 5,3 km de adutora em aço carbono e controle totalmente automatizado. A estrutura tem capacidade de operar até 2.124 litros de água por segundo, ampliando a flexibilidade do sistema e reduzindo a pressão sobre o Sistema Meia Ponte em períodos de maior consumo.
O vice-governador Daniel Vilela afirmou que a obra beneficia toda a Região Metropolitana. “É um investimento que traz tranquilidade à população, atendendo não apenas Goiânia, mas também Aparecida, Goianira e Trindade”, disse.
Para o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o projeto foi pensado com visão de futuro. “É preciso considerar o crescimento da cidade e os longos períodos de estiagem. Uma obra como essa garante abastecimento sem riscos para Goiânia”, explicou.
Melhor capital em saneamento
Goiânia foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como a capital mais bem colocada no Ranking do Saneamento 2025 e recebeu o Prêmio Casos de Sucesso 2025. O resultado reflete a universalização do sistema, com 100% da população urbana atendida, e a abrangência de cerca de 1,5 milhão de pessoas conectadas a mais de 7 mil quilômetros de redes, extensão equivalente a toda a costa brasileira.
“Goiânia ficou como a melhor capital do país, passando na frente de Curitiba e São Paulo. Para nós, é um orgulho muito grande estar fazendo essas entregas e ainda ser reconhecido nacionalmente”, celebrou o presidente da Saneago. “Continuar investindo é essencial para melhorarmos a nossa saúde. Parabéns a Saneago, ao Governo de Goiás e a todos que fazem isso acontecer”, finalizou Sandro Mabel.
Fotos: Alex Malheiros