O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), em almoço para discutir a votação do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também participou da reunião. Hugo Motta confirmou que a votação está mantida para esta quarta-feira na Câmara.
Durante o encontro, foram debatidas ainda medidas provisórias, entre elas uma alternativa ao aumento do IOF, cuja votação está prevista para quinta-feira no Senado. O relator do projeto do IR é o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). A ampliação da faixa de isenção deve beneficiar cerca de 10 milhões de brasileiros e é uma promessa de campanha de Lula desde 2022. Gleisi Hoffmann ressaltou que o projeto terá tramitação rápida no Senado.
A reunião ocorre em um momento de tensão entre os presidentes da Câmara e do Senado, após o Senado rejeitar a PEC da Blindagem, aprovada anteriormente na Câmara. A pauta desta semana tem foco em projetos de apelo popular, diante das dificuldades para avançar com outras propostas controversas. A aprovação do IR pode fortalecer a popularidade do governo às vésperas das eleições de 2026.