O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (11), a lei que cria a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB). O novo documento de identidade funcional, emitido pelo Ministério da Educação (MEC), proporcionará aos professores da rede pública e privada descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows. A CNDB deve começar a ser emitida em 15 de outubro, Dia Nacional do Professor.
Durante o evento de sanção, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da nova carteira para o reconhecimento dos docentes. Ele ressaltou que, assim como outras profissões, os professores também merecem um documento que valide sua atuação. Além disso, cada professor com a CNDB terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem anuidade, e descontos em hotéis.
A Carteira Nacional de Docente é destinada exclusivamente aos professores da educação pública e privada nas esferas federal, estadual e municipal. Para obtê-la, os docentes devem se cadastrar no site do Programa Mais Professores para o Brasil. A expectativa é que mais de 2 milhões de professores sejam beneficiados pela iniciativa, que integra ações de valorização e qualificação do magistério no país.