O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Hospital Universitário de Brasília (HUB) para acompanhar um mutirão de saúde promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. O evento, que ocorre sob a iniciativa ‘EBSERH em Ação – Agora Tem Especialistas’, prevê a realização de 29 mil atendimentos em hospitais da rede EBSERH, com a participação dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Camilo Santana (Educação). Além disso, a ação conta com transmissão online de outros cinco hospitais em diferentes cidades do Brasil.
A iniciativa abrange 45 hospitais universitários federais e envolve a realização de 22.700 exames, 4.500 consultas e 1.900 cirurgias eletivas em áreas como oncologia, cardiologia e saúde da mulher. Em Brasília, são esperados 852 procedimentos com a colaboração de 170 profissionais. Para participar, os pacientes devem estar em atendimento nos hospitais universitários ou ser encaminhados pela central de regulação.
O programa ‘Agora Tem Especialistas’ foi criado para diminuir as filas e o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início do ano, a EBSERH já organizou 47 mutirões em todo o país, refletindo o compromisso do governo federal em melhorar o acesso à saúde pública no Brasil.