O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para Nova York no próximo final de semana, onde participará de uma série de encontros focados em democracia, questões climáticas e a busca por uma solução pacífica para a Palestina. Os eventos ocorrerão à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o discurso de abertura marcado para o dia 23. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores na manhã desta segunda-feira (15).
Antes do evento principal, Lula participará da abertura da semana do clima no dia 22, que discutirá mudanças necessárias para combater a crise climática e a transição energética. Nesse mesmo dia, ele se reunirá com representantes da França e da Arábia Saudita para tratar da Palestina, em um momento em que a ONU aprovou a Declaração de Nova York, que visa estimular uma solução de dois Estados para o conflito na Faixa de Gaza.
No dia seguinte à Assembleia Geral da ONU, Lula presidirá um encontro sobre democracia, onde serão debatidos temas como multilateralismo e defesa da democracia global. Além disso, no dia 24, o presidente brasileiro participará da Cúpula das NDCs, promovida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que abordará os desafios enfrentados pelos países na implementação de suas metas climáticas. O Itamaraty ainda não confirmou todas as reuniões bilaterais que Lula terá durante sua estadia em Nova York.