O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (9), da cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus. Com um investimento de R$ 36,7 milhões, a nova unidade tem como objetivo promover a colaboração entre os nove estados brasileiros e os nove países que compõem a Amazônia no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas. O CCPI funcionará como um núcleo de inteligência e cooperação policial, articulando as forças de segurança na região.
Sediado em Manaus (AM), o CCPI articulará a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional e as forças policiais dos estados da Amazônia Legal. O centro é parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), que recebeu R$ 318,5 milhões do Fundo Amazônia para ampliar a capacidade de inteligência e repressão contra crimes que afetam a floresta. Além disso, os recursos serão utilizados para aquisição de equipamentos modernos, como helicópteros e drones, visando uma atuação integrada das forças de segurança.
A inauguração do CCPI Amazônia representa um avanço significativo no combate ao crime organizado e na proteção da floresta. Segundo o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, delegado Humberto Freire, o centro funcionará de forma permanente, integrando esforços nacionais e internacionais para mapear e desmantelar cadeias produtivas ilegais. O compromisso é garantir segurança e qualidade de vida para os habitantes da região amazônica.