O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta terça-feira (30), em Brasília, com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para debater as pautas prioritárias do governo no Congresso Nacional até o fim deste ano. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participaram do encontro.
Durante o encontro, foram discutidos projetos importantes para a população brasileira, como a reforma do Imposto de Renda que será votada na Câmara. A proposta prevê isenção para quem ganha até R$ 5 mil e alíquotas progressivas para rendas mais elevadas, além da tributação sobre dividendos enviados ao exterior. Outro ponto relevante é a Medida Provisória 1303, que aumenta a tributação sobre setores de alta renda, como fintechs e bancos, e inclui medidas para o orçamento do próximo ano, como mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para contabilizar o programa Pé-de-Meia no Fundeb.
A votação da MP 1303 está marcada para a próxima quinta-feira (2) na comissão especial da Câmara. Além disso, o governo busca maior controle no cadastramento de pescadores artesanais beneficiados pelo seguro-defeso. Sobre a possível anistia ou redução de penas relacionadas à trama golpista, Gleisi Hoffmann afirmou que o tema não está na pauta atual e não deve ser discutido nesta semana. As decisões tomadas poderão influenciar diretamente a arrecadação federal e o financiamento de políticas públicas essenciais.