O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou suas agendas com ministros nesta terça-feira, 2, para comparecer ao velório do jornalista Mino Carta, que faleceu aos 91 anos em São Paulo. Editor do caderno de esportes do Estadão e fundador da revista Carta Capital, Mino Carta era uma referência no jornalismo brasileiro. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), Lula deve chegar ao Aeroporto de Congonhas por volta das 14h30 e participar do velório no Cemitério São Paulo às 15h15. O retorno à capital federal está previsto para as 18h15.
Devido ao falecimento de Mino Carta, Lula cancelou uma reunião com o ministro da Secom, Sidônio Palmeira, e um encontro com os ministros Camilo Santana (Educação), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e André Fufuca (Esportes), onde seria discutida a criação da Universidade dos Esportes. A única agenda mantida foi uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, antecipada para as 9h. Em uma publicação no X, Lula lamentou a morte de Carta, destacando sua coragem e espírito crítico como fundamentais para o jornalismo.
Lula anunciou que decretará três dias de luto oficial em homenagem a Mino Carta. O presidente enfatizou que a solidez da democracia atual deve muito ao trabalho de Carta e às publicações que ele dirigiu, além dos profissionais que formou ao longo de sua carreira. A perda de Mino Carta é sentida não apenas no meio jornalístico, mas também por todos aqueles que valorizam a liberdade de expressão e a crítica construtiva.