O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste sábado (13), de um mutirão de atendimentos hospitalares em 45 hospitais federais, em 25 estados, incluindo unidades em Goiás. Durante a ação, denominada ‘Dia E’, Lula declarou que, no Brasil, ‘não tem direita nem esquerda’ quando se trata da saúde da população. Ele enfatizou a importância do trabalho dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no contexto da pandemia de covid-19.
A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir a fila de consultas, exames e cirurgias eletivas no SUS. O mutirão conta com a participação de mais de 3,2 mil profissionais da saúde e prevê a realização de cerca de 2 mil procedimentos cirúrgicos, 4,5 mil consultas e 22,7 mil exames agendados para este sábado. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, anunciou que a meta é aumentar em 40% o número de cirurgias nos hospitais universitários até o final do ano.
Esta é a segunda edição do mutirão em 2025, após a realização de 12.464 procedimentos em julho. Ao longo do ano, a iniciativa Ebserh em Ação já promoveu 417 mutirões e uma terceira edição está prevista para dezembro. A declaração de Lula reflete um esforço para unir esforços em prol da saúde pública, destacando a importância da colaboração entre profissionais independentes de suas orientações políticas.