A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, registrou uma queda de 30% em seu lucro líquido no segundo trimestre de 2025, totalizando 6,36 bilhões de yuans (aproximadamente 892 milhões de dólares). Este é o primeiro recuo nos lucros da empresa em três anos, contrastando com os 9,1 bilhões de yuans (cerca de 1,28 bilhão de dólares) obtidos no mesmo período do ano anterior. Apesar disso, o lucro do primeiro semestre de 2025 apresentou um crescimento de 14%, indicando uma certa resiliência da companhia em meio a um cenário desafiador.
O desempenho do segundo trimestre desanimou os investidores, resultando em uma queda de 5,2% nas ações da BYD na bolsa de Hong Kong no dia do anúncio do balanço. Hoje, os papéis continuam a recuar, embora em menor intensidade, com uma baixa de 0,94%. A desaceleração nas vendas de veículos elétricos e híbridos na China, conforme relatado pela Reuters, é atribuída à pressão do governo chinês para conter a guerra de preços no setor automotivo. Em maio, Pequim alertou que as guerras de preços representam uma ameaça ao desenvolvimento sustentável da indústria.
As implicações dessa queda nos lucros e na venda de veículos elétricos podem ser significativas para a BYD e para o mercado automotivo como um todo. Especialistas acreditam que a pressão regulatória pode levar a uma reavaliação das estratégias de preços e marketing das montadoras. A situação atual destaca a fragilidade do setor diante das intervenções governamentais e da necessidade de adaptação às novas dinâmicas do mercado.