Um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) no Mato Grosso foi preso neste domingo (28) enquanto desfrutava de um momento de lazer na Praia de Piratininga, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ederson Xavier de Lima, 43 anos, conhecido como “Boré”, foi abordado por equipes das polícias Civil do Rio de Janeiro e do Mato Grosso em uma operação conjunta. O criminoso estava sentado na areia bebendo uísque quando foi surpreendido.
Durante a abordagem, Ederson apresentou um documento falso na tentativa de enganar os agentes, porém a fraude foi rapidamente identificada. Natural de Cuiabá (MT), ele possui pelo menos oito anotações criminais, incluindo tráfico de drogas, receptação, extorsão e organização criminosa. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, que foi cumprido no momento da prisão. Além disso, ele foi autuado em flagrante pelo uso do documento falso.
A prisão representa um avanço nas ações integradas das forças policiais para desarticular organizações criminosas que atuam em múltiplas regiões do país. A captura de um líder do CV pode enfraquecer a estrutura da facção no Mato Grosso e contribuir para a redução da criminalidade associada ao grupo. As autoridades seguem monitorando as redes criminosas para evitar retaliações e garantir a segurança pública.