O governo de São Paulo realiza nesta sexta-feira (5) um leilão para a concessão de 285 quilômetros de rodovias no interior do estado. Três grupos apresentaram propostas para administrar o Lote Paranapanema: Infra BR V Missouri Holding III SA, CS Infra S.A. e o consórcio Viaja+SP. O evento ocorrerá na B3, às 10h, e o contrato prevê R$ 5,8 bilhões em investimentos privados ao longo de 30 anos.
O Lote Paranapanema inclui trechos da Raposo Tavares (SP-270) entre Ourinhos e Itapetininga, além de rodovias complementares. O governo paulista busca ampliar a segurança das vias, melhorar a fluidez do tráfego e estimular o desenvolvimento regional. As novas concessões também introduzirão o sistema Siga Fácil, que promete eliminar filas nas praças de pedágio com pórticos eletrônicos inteligentes.
A duplicação da Raposo Tavares deve criar um novo corredor logístico para o agronegócio, conectando o interior paulista à região Centro-Oeste e ao Porto de Santos. Com a inclusão de inovações como iluminação em LED e câmeras de monitoramento, espera-se que as melhorias contribuam significativamente para a segurança e eficiência do transporte na região, beneficiando 13 municípios, entre eles Ourinhos, Paranapanema e Piraju.