A Kraft Heinz confirmou nesta terça-feira (2) um plano de cisão que resultará na criação de duas empresas independentes e listadas em bolsa até o segundo semestre de 2026. De acordo com o comunicado da companhia, a separação será isenta de impostos para a Kraft e seus acionistas. A empresa estima perdas de até US$ 300 milhões em sinergia, mas acredita que existem oportunidades para mitigar esses impactos no curto prazo.
Uma das novas empresas, provisoriamente chamada de Global Taste Elevation Co., reunirá marcas como Heinz, Philadelphia e Kraft Mac & Cheese, que representam cerca de 75% das vendas líquidas em molhos e temperos. A outra unidade, North American Grocery Co., incluirá marcas como Oscar Mayer e Kraft Singles, sob a liderança de Carlos Abrams-Rivera, atual CEO da Kraft Heinz. Em 2024, a Kraft Heinz reportou vendas líquidas de US$ 15,4 bilhões e um Ebitda ajustado de cerca de US$ 4 bilhões.
Miguel Patricio, presidente executivo do Conselho, destacou que a complexidade da estrutura atual dificulta a alocação eficiente de capital e a priorização de iniciativas. Com a cisão, a empresa espera direcionar melhor os recursos para liberar o potencial de cada marca e criar valor sustentável para os acionistas. A transação está sujeita ao cumprimento de condições habituais e à efetivação dos registros necessários.