A Kraft Heinz confirmou nesta terça-feira (2) um plano de cisão que resultará na criação de duas empresas independentes e listadas em bolsa até o segundo semestre de 2026. A separação, conforme comunicado da empresa, deverá ser isenta de impostos para a Kraft e seus acionistas. A companhia estima perdas de sinergia de até US$ 300 milhões, mas acredita que há oportunidades para mitigar esses impactos no curto prazo.
Uma das novas empresas, provisoriamente chamada Global Taste Elevation Co., reunirá marcas como Heinz, Philadelphia e Kraft Mac & Cheese, que representam cerca de 75% das vendas líquidas em molhos e temperos. A outra empresa, North American Grocery Co., incluirá marcas como Oscar Mayer e Kraft Singles, sob a liderança de Carlos Abrams-Rivera. Em 2024, a Kraft Heinz reportou vendas líquidas de US$ 15,4 bilhões e um Ebitda ajustado de cerca de US$ 4 bilhões.
Miguel Patricio, presidente executivo do Conselho, afirmou que a complexidade da estrutura atual dificulta a alocação eficiente de capital e a priorização de iniciativas. Com a cisão, a empresa espera direcionar melhor os recursos e liberar o potencial de cada marca, promovendo um desempenho superior e criando valor sustentável para os acionistas.