O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, anunciou exonerações significativas em sua administração, incluindo Paulo Rodrigo Quirino de Oliveira, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, e Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, da Secretaria Municipal de Esporte. Essas mudanças, que ocorrem no segundo semestre de 2025, visam fortalecer a relação com a Câmara Municipal e atender compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2024.
Além das exonerações, JHC já definiu o vereador Eduardo Canuto para assumir a Secretaria Municipal de Esporte e está em negociações para nomear o filho da ex-vereadora Simone Andrade para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió. A pasta da Cultura e Economia Criativa deve ser ocupada por um indicado do ex-vereador Francisco Sales, que prefere não assumir diretamente a secretaria.
Essas movimentações refletem a intenção de JHC de se preparar para uma possível candidatura em 2026, ao mesmo tempo que busca consolidar a harmonia entre o Executivo e o Legislativo. A reforma administrativa pode incluir ainda a entrega de mais uma secretaria, reforçando o compromisso do prefeito com a colaboração entre os poderes na capital alagoana.