Na segunda-feira, 29 de setembro, os investidores se deparam com um cenário de incertezas econômicas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A Fundação Getulio Vargas está prestes a divulgar o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de setembro, com expectativas de uma variação de 0,35%, semelhante ao resultado anterior. Nos EUA, o governo busca um acordo no Congresso para evitar um shutdown que pode afetar a divulgação de dados econômicos cruciais.
A falta de indicadores consistentes e a possibilidade de suspensão de serviços públicos nos Estados Unidos elevam os riscos para os investidores. O governo Trump negocia com lideranças do partido Democrata para garantir a aprovação do orçamento antes do início do novo ano orçamentário em 1º de outubro. A ausência de dados econômicos regulares pode impactar diretamente a confiança dos investidores e a dinâmica do mercado.
Com a incerteza pairando sobre o cenário econômico, o dólar já apresenta uma tendência de desvalorização em relação a outras moedas. A situação exige atenção redobrada dos investidores, que precisam navegar em um ambiente volátil e incerto, onde as expectativas podem influenciar significativamente os preços dos ativos.