O influenciador e empresário Gabriel Spalone, de 29 anos, foi preso na noite deste sábado (27) ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Buenos Aires, na Argentina. Sua detenção ocorreu após ser solto pelas autoridades do Panamá, onde não havia ordem de prisão internacional. Spalone é suspeito de liderar um esquema que desviou R$ 146 milhões por meio de transferências via Pix, conforme apurações da Polícia Civil de São Paulo.
De acordo com a Polícia Federal, a prisão foi realizada com o apoio das autoridades da Argentina, Panamá, Paraguai e Estados Unidos. Spalone foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol e deverá aguardar os trâmites para ser extraditado ao Brasil. Ele estava foragido desde o dia 23 de setembro, quando a Operação Dubai foi deflagrada, resultando na prisão de outros dois suspeitos envolvidos no esquema.
As investigações revelaram que o grupo, liderado por Spalone, teria desviado mais de R$ 146 milhões de uma instituição bancária em fevereiro deste ano, utilizando credenciais fraudulentas. Ao menos dez contas vinculadas ao banco foram utilizadas para movimentar os valores de forma ilícita. O inquérito também identificou os responsáveis pela estrutura que possibilitou o golpe e o uso indevido das credenciais.