Um incêndio que já dura três dias ameaça a biodiversidade do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul. Conhecido como ‘Tailândia brasileira’ por suas águas cristalinas e cânions milenares, o fogo se concentra próximo à unidade de conservação. O Corpo de Bombeiros iniciou o combate na manhã de sexta-feira (12), mas ainda não confirmou se as chamas atingiram a área federal do parque.
A fumaça densa é visível em vários pontos da Serra da Bodoquena, e os bombeiros enfrentam dificuldades para combater o incêndio devido ao relevo acidentado e à vegetação seca. Equipes do Grupamento de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) de Bonito foram enviadas para realizar o reconhecimento da área e iniciar os trabalhos de contenção. O acesso ao local é complicado, e o combate está sendo feito a pé, com o uso de bombas costais e abafadores.
Com a intensidade do fogo e a dificuldade de acesso, o Corpo de Bombeiros solicitou reforço à unidade de Campo Grande. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também estão atuando no combate e monitoramento das chamas. A causa do incêndio ainda não foi identificada, mas o gerente do balneário Refúgio Canaã relatou que as chamas começaram em uma propriedade vizinha antes de se espalharem para a área do balneário.