Um imigrante ilegal cubano de 58 anos foi detido pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Tampa, Flórida, após deixar uma ameaça de bomba carregada de palavrões e conteúdo racista direcionada a uma congressista. Rigoberto Albizar-Martinez foi condenado em maio a um ano de prisão por ter deixado uma mensagem de voz ameaçando explodir o escritório da representante federal.
Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), a prisão faz parte de uma operação para retirar do país os criminosos ilegais mais perigosos. Além da ameaça contra a congressista, Albizar-Martinez também fez ataques contra democratas, negros e apoiadores da Palestina em sua mensagem. Autoridades ressaltaram que não há espaço para violência política nos Estados Unidos.
A ação do ICE ocorreu em meio a críticas de alguns democratas contra as operações da agência, que acusam o órgão de práticas discriminatórias. O DHS informou ainda que outras prisões foram realizadas no fim de semana envolvendo criminosos ilegais condenados por crimes graves, incluindo abuso infantil e associação com cartéis. A intensificação das ações visa enviar um alerta claro para quem está no país ilegalmente: deportação ou prisão.