O Ibovespa Futuro opera em baixa nas primeiras negociações desta segunda-feira, 1º de setembro, feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, que mantém as ações globais sem referência de Wall Street. No cenário local, o mercado acompanha a participação do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, em evento no Rio de Janeiro. Às 9h02 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro recuava 0,14%, aos 143.955 pontos.
A primeira semana de setembro também é marcada pela expectativa dos agentes financeiros sobre a trajetória da taxa de juros dos EUA. O mercado está atento a uma série de dados que podem indicar os próximos passos do Federal Reserve, incluindo informações sobre os setores de indústria, serviços e emprego. No Brasil, o boletim Focus com expectativas econômicas será divulgado hoje, e o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF por tentativa de golpe de Estado está agendado para terça-feira.
As projeções do mercado para a inflação em 2025 recuaram pela décima quarta semana consecutiva, segundo o Relatório Focus. A estimativa para o IPCA passou de 4,86% para 4,85%. Enquanto isso, os mercados internacionais apresentam movimentos mistos, com os índices futuros dos EUA apresentando leves quedas e altas. A situação geopolítica entre Rússia e Ucrânia e as tensões comerciais entre EUA e China também influenciam o cenário econômico global.