O Ibovespa opera em baixa na manhã de sexta-feira, 12, após ter fechado na quinta-feira na máxima histórica de 143.150,03 pontos, com alta de 0,56%. A cautela dos investidores é reflexo da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que pode provocar reações adversas dos Estados Unidos. Por volta das 11 horas, o Índice Bovespa futuro registrava queda de 0,15%, enquanto ações de grandes empresas como Vale e Petrobras apresentavam leves altas.
A condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por crimes relacionados ao golpe de Estado após as eleições de 2022 marca um momento histórico no Brasil, sendo a primeira vez que um ex-presidente é punido por atentar contra a democracia. A decisão do STF também resultou na inelegibilidade dos réus por oito anos. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, manifestou que os EUA responderão a essa situação, aumentando a tensão no mercado financeiro brasileiro.
As incertezas geradas pela condenação e a expectativa de novas sanções dos EUA dificultam uma recuperação do Ibovespa, que já havia alcançado níveis recordes. Com a proximidade da Super Quarta, onde serão anunciadas decisões sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos, os investidores permanecem cautelosos, evitando se posicionar antes de possíveis movimentações significativas no cenário internacional.