O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nesta segunda-feira, 15 de setembro de 2025, a Pesquisa Especial sobre Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. O levantamento, que será realizado por telefone, abrangerá mais de 30 mil residências em 133 cidades gaúchas, com o intuito de medir os impactos e consequências das enchentes que devastaram o estado um ano antes.
De acordo com o IBGE, as informações coletadas serão fundamentais para o planejamento de políticas públicas estruturais e para auxiliar a população afetada. A pesquisa será conduzida entre 15 de setembro e 19 de dezembro de 2025, e os entrevistados poderão responder na hora ou agendar suas entrevistas. O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, enfatizou a importância da pesquisa para direcionar políticas públicas mais adequadas.
A secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul, Priscilla Maria Santana, fez um apelo à população para que participe do levantamento, ressaltando que os dados coletados ajudarão a pensar no futuro dos gaúchos. A pesquisa é uma oportunidade para que a população contribua com informações que podem impactar diretamente na elaboração de planos de prevenção a novos desastres climáticos.