Um homem de 43 anos foi preso em Várzea Grande, Mato Grosso, na sexta-feira (12), por maus-tratos e venda ilegal de animais. O suspeito é acusado de oferecer maconha a dois papagaios e três periquitos, conforme um vídeo divulgado pela polícia. A situação chegou ao conhecimento das autoridades após uma denúncia anônima sobre pássaros em condições inadequadas e à venda ilegal.
Uma equipe da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) foi até o local e encontrou os pássaros em um espaço cercado por tela metálica. A mulher que atendeu os policiais informou que os animais pertenciam ao genro, que confirmou a propriedade e admitiu estar vendendo os pássaros por R$ 1.400. Além disso, os policiais relataram que o homem dava maconha aos animais, o que agrava ainda mais a situação.
O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental resgatou os pássaros silvestres, enquanto a Polícia Civil continua investigando o caso. A prática de maus-tratos a animais e a venda ilegal de espécies silvestres são crimes graves, e as autoridades buscam responsabilizar o suspeito por suas ações.