Amigos, familiares e músicos se reuniram para prestar as últimas homenagens ao renomado compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, falecido no último sábado, aos 89 anos, em decorrência de complicações de fibrose pulmonar. A cerimônia ocorreu na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, e segue aberta ao público até as 21h. O local foi escolhido a pedido do próprio artista, que viveu boa parte de sua vida nas proximidades do bairro Jabour.
Hermeto Pascoal, considerado um dos maiores nomes da música instrumental brasileira e reconhecido internacionalmente por sua genialidade, deixou um legado musical imortal. O artista venceu três prêmios Grammy Latino e seu último trabalho, o álbum “Pra você, Ilza”, foi uma homenagem à esposa com quem foi casado por mais de 40 anos. Seu filho, Fábio Pascoal, descreveu seu pai como um “bruxo” da música, capaz de criar sonoridades únicas a partir de objetos comuns.
A compositora Carol Panesi também destacou a importância de Hermeto, chamando-o de um “ser iluminado” e ressaltando sua generosidade e criatividade. Com seis filhos, 13 netos e 10 bisnetos, Hermeto deixa uma rica herança cultural que transcende fronteiras. O corpo do músico será enterrado nesta terça-feira (16), mas o impacto de sua obra continuará a ressoar na música brasileira e mundial.