O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (4), a publicação de um edital para a construção de um trecho de 35,75 km da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), localizado na Bahia. As obras estão previstas para começar no final do primeiro semestre de 2026 e têm como expectativa a geração de aproximadamente 2,4 mil empregos diretos. Este projeto faz parte de uma iniciativa maior que visa criar um corredor ferroviário ligando o oceano Atlântico ao Pacífico, começando no Porto de Ilhéus e terminando no Porto de Chancay, no Peru.
O investimento total estimado para a construção do trecho é de R$ 507,1 milhões, englobando tanto a elaboração do projeto quanto a execução das obras. O novo traçado da ferrovia foi modificado para garantir maior segurança ambiental, afastando-se do reservatório de água de Ceraíma, que abastece diversos municípios da região. Segundo André Luís Ludolfo, diretor de Empreendimentos da Infra S.A, essa mudança evita riscos estruturais que poderiam impactar a barragem.
A Fiol II, que possui uma extensão total de cerca de 485 km, tem como objetivo se tornar um novo corredor logístico para o transporte de cargas, facilitando o escoamento da produção agrícola da Bahia. A conexão com a Ferrovia Norte-Sul está prevista para potencializar ainda mais essa integração, permitindo o transporte eficiente de commodities agrícolas e fertilizantes até o Porto de Ilhéus. Com 245 km já com trilhos instalados, o projeto promete impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região nos próximos anos.