O Ministério da Saúde acompanha atentamente os casos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, onde dez ocorrências foram confirmadas até o dia 29 de setembro de 2025, incluindo três óbitos. A intoxicação está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas destiladas em ambientes sociais, como bares, e envolve diferentes tipos de bebidas, como gin, whisky e vodka.
Em reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR), coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), foram definidas orientações para que todas as unidades de saúde sigam o protocolo de notificação para casos suspeitos. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitirá alertas aos Procons em todo o país, enquanto o Ministério da Agricultura e Pecuária avalia medidas de fiscalização.
Diante do caráter grave e inédito da situação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública alerta para a possibilidade de casos ainda não notificados. Os sintomas da intoxicação incluem visão turva, náuseas e dores abdominais, e o governo recomenda busca imediata por atendimento médico. Uma coletiva com ministros e autoridades federais está marcada para detalhar o plano de ação do governo.